A expectativa de crescimento do setor óptico para 2022

Após quase dois anos atípicos para o comércio e economia mundial (e também para o setor óptico), o ano de 2022 chega com uma dose de esperança para todos os setores do mercado. Durante a pandemia de Covid-19, precisamos nos adaptar à nova realidade e nos reinventarmos no nosso segmento. Para isso acontecer, seguir tendências e pensar fora da caixa foram grandes trunfos dos grandes empresários.

ópticoNo mercado óptico não foi diferente. Os desafios encontrados serviram de alerta para a mudança, mostrou que é preciso sempre se atualizar e seguir tendências, caso contrário, ficamos para trás. A esperança de voltar à normalidade traz um cenário desafiador, onde será preciso tornar-se mais atual, inovador e relevante ao consumidor. A construção de uma experiência mais rica e o entendimento que a tecnologia deve estar sempre presente no segmento óptico são os próximos passos.

Dessa forma, as empresas precisam rapidamente se digitalizar. No nosso caso, o futuro passa pelo digital. De acordo com estudos do IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil, com o distanciamento social e as pessoas mais tempo em suas casas, o consumo pela internet e a busca por serviços de entrega aumentaram. Nos últimos dois anos tivemos um crescimento importante no hábito de comprar pela internet. Inclusive óculos. Mesmo assim, grande parte do nosso segmento não se atentou a este movimento.

O conceito ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) chegou para mostrar isso. As empresas precisam saber que elas representam e influenciam os consumidores, portanto, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar práticas de governanças tornam-se deveres.

O fato é que foram anos difíceis para o setor óptico e certamente levou o mercado a reavaliar muitas de suas práticas. Mas a principal delas foi entender e dar a importância devida à digitalização de marcas e lojas, que se tornou fundamental para encontrar nossos clientes que se distanciaram das ruas momentaneamente. Nessa retomada, isso é um ganho definitivo. O cliente já entendeu que a tecnologia está ao seu lado para melhorar sua vida. Isso o torna cada vez mais exigente, participativo e coloca uma pressão para as marcas estarem sempre em um nível alto de excelência. A dica é: abram um canal de comunicação fluente através das mídias sociais e fortaleçam o seu e-commerce. Esse é o caminho.

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Fonte: OpticaNet.

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