04 Dicas para vender mais no Instagram de sua ótica

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Foi-se o tempo em que o Instagram servia apenas para postar fotos daquela viagem para os EUA, o drink incrível do fim de semana ou a selfie cuidadosamente planejada. Hoje em dia, a rede social se transformou em plataforma de negócios e é possível vender mais no instagram de sua ótica: produtos e serviços por lá.

Além de aumentar as vendas, você ainda pode se aproximar de seu público-alvo. Porém, mesmo sendo um canal tão eficiente e atraente, muitas óticas ainda não sabem como vender no Instagram.

Como vender mais no Instagram de sua ótica como plataforma de negócios não é tão complicado quanto parece. Mas, para ter sucesso nessa tarefa e aproveitar todas as funcionalidades da rede social, é importante prestar atenção em alguns detalhes.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo o Instagram, confira abaixo 4 dicas:

1. Publique conteúdo relevante

A conta do Instagram foi criada e você já pode começar a publicar conteúdo ali. Mas você deve estar pensando: “E agora? O que eu devo postar no meu novo perfil?”

Então, é hora de pensar sobre os formatos de conteúdo que são utilizados nessa rede social. Lembre-se de que o Instagram é visual e que os usuários seguem as marcas para olhar os produtos.

As principais formas de publicação no Instagram são fotos e vídeos, mas é importante também pensar nos textos e conteúdos relevantes que enriquecem o seu perfil. Entenda passo a passo de como vender mais no instagram de sua ótica:

Fotos

As fotos são o principal formato de publicação do Instagram. Isso porque, inicialmente, essa rede social foi criada para compartilhar apenas imagens.

Por isso, ao anunciar produtos no Instagram, você precisa publicar fotos bem pensadas e feitas. Para ajudar a melhorar e editar suas imagens, você pode usar aplicativos de fotos, como VSCO, Snapseed e Afterlight.

É importante evitar imagens muito pesadas para não ter problemas de carregamento. O próprio Instagram já diminui a qualidade das fotos a serem publicadas caso elas não se enquadrem no permitido pelo aplicativo.

Por outro lado, escolher fotos com baixa resolução fará com que suas imagens não fiquem nítidas. Por isso, escolha com cautela as fotos que você publicará.

Vídeos

Outro recurso visual muito utilizado nos perfis do Instagram são os vídeos. Eles são ótimos formatos para educar mais os usuários a respeito do que você vende. Isso porque é possível falar e explicar de forma mais clara e próxima do seu público.

Uma outra maneira interessante de explorar esse recurso é fazer vídeos no Stories. Esse formato consiste em publicações que desaparecem após 24 horas e são exibidos no topo do aplicativo.

Há também a opção de criar um Boomerang, que permite a repetição curta de certos movimentos. Essa opção faz com que movimentos cotidianos fiquem interessantes, engraçados e diferentes!

Textos

Você já tem fotos e vídeos ótimos. Agora, é importante pensar em como descrever todo esse conteúdo.

Saber apresentar com clareza e objetividade os seus produtos é essencial para ter um perfil atrativo. Nunca publique nessa rede sem uma legenda e lembre-se de que ela precisa ser curta.

Este é o momento ideal para você explorar sua criatividade!

Crie legendas inovadoras e utilize sempre as #hashtags. Elas marcam a imagem e direcionam os usuários ao nicho correto do seu produto. Porém, evite usá-las em excesso para que a descrição não fique poluída.

Conteúdo relevante

Já sabemos que apresentar o que você venderá no Instagram é essencial, mas você sabia que é importante educar cada vez mais os usuários?

Preocupe-se em produzir outros conteúdos além dos seus produtos ou marca. Isso cria uma boa experiência para os seus seguidores que terão acesso a publicações interessantes e diferentes.

Entenda bem as necessidades das pessoas que acompanham seu Instagram.

2. Identifique a frequência ideal de postagens no Instagram

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Essa é uma rede social interativa e que não precisa que o usuário gaste muito tempo lendo as legendas dos posts. Por isso, é possível postar sempre que você tiver algum conteúdo bom.

Não existe uma quantidade de postagens ideal, tudo depende de quanto material você já tem preparado.

Porém, você pode pensar em algumas boas práticas para atrair mais pessoas para o seu perfil.

  • Poste fotos ou vídeos todos os dias.
  • Evite publicar mais de dois conteúdos no mesmo dia para não sobrecarregar seu perfil. Se você postar tudo de uma vez só, ficará sem ter o que publicar depois.
  • Lembre-se de postar também nos finais de semana. É importante atualizar suas postagens sempre que possível.
  • Pense na rotina dos usuários que você quer ter para escolher o melhor horário de postar.

3. Tente engajar mais usuários no Instagram

Se você começou a usar essa rede social agora, provavelmente não tem muitos seguidores.

De nada adianta ter um ótimo perfil no Instagram com fotos, vídeos e conteúdos relevantes se isso não for bem divulgado e não atrair os seguidores certos.

instagram para óticasVocê precisa fazer com que seu Instagram seja visto!

Conectar o seu Facebook ao Instagram ajuda a aumentar o número de seguidores na sua nova rede. Há uma opção para que você siga pessoas que já estão no seu Facebook. Ao fazer isso, esses perfis que você seguir terão acesso a sua conta e poderão te seguir de volta.

Caso você tenha criado uma conta nova, defina a persona que você quer atingir e faça com que ela veja seu Instagram no momento certo. Isso fará com que os usuários tornem-se seus seguidores e queiram conhecer mais sobre sua marca.

O principal nesse momento é saber comunicar-se com excelência com as pessoas que têm interesse no que você vende no Instagram Por isso, responda os comentários e directs enviados de forma mais rápida e personalizada. Isso mostrará que você se importa com quem te segue ali.

Além disso, você precisa divulgar o seu Instagram para que as pessoas o conheçam. Use suas outras redes sociais para espalhar a novidade de que agora a sua marca tem um perfil no Instagram.

Divulgue em todas as suas outras redes sociais: Facebook, Twitter, Snapchat, Tumblr… Você pode até mesmo enviar e-mails para seus clientes informando sobre essa novidade!

Apesar de ter diversas formas de divulgar sua nova rede, tome cuidado com alguns artifícios utilizados para conseguir esses seguidores!

Muitas pessoas optam por entrar em perfis famosos para pedir que os usuários sigam seus perfis. Essa não é uma estratégia eficiente e pode criar uma má reputação para a sua marca.

4. Faça parcerias com influenciadores

Para vender mais no instagram de sua ótica, você pode fazer parcerias com influenciadores digitais na plataforma.

Um digital influencer é uma pessoa capaz de influenciar o comportamento e a opinião das pessoas por meio dos conteúdos que publica nas redes sociais.

Firmando parcerias com esses profissionais, você aumenta o alcance e reconhecimento de sua marca, atingindo segmentos específicos do público que podem se interessar por seus produtos.

Você pode oferecer uma amostra grátis de sua mercadoria, enviar o produto para o influenciador testar, entre outras possibilidades.

Fonte: Hotmart

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